A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis está a instalar lâmpadas LED na rede de iluminação pública da cidade, no que investirá 400.000 euros para obtenção de uma poupança energética de 60.000 por ano, revelou a autarquia.
Corpo do artigo
Em causa está a substituição das lâmpadas tradicionais por 1.341 luminárias com tecnologia LED (Diodo Emissor de Luz), numa intervenção que arrancou na terça-feira e que deverá prolongar-se por algumas semanas.
"Hoje, com esta última operação iniciada, já temos 50% da cidade de Oliveira de Azeméis iluminada com esta tecnologia, que promove a poupança nos consumos de eletricidade", declarou à Lusa o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.
"Este investimento tem impacto no dia-a-dia dos oliveirenses e projeta um futuro mais sustentável para o concelho, que queremos tornar cada vez mais amigo do ambiente", acrescentou.
A introdução de tecnologia LED na cidade de Oliveira de Azeméis teve início em 2010 e começou por verificar-se nos semáforos, aos quais se seguiram, em 2011, as estruturas de iluminação de rotundas.
Entre 2010 e 2014, a autarquia levou ainda a cabo projetos-piloto de iluminação LED em diversas avenidas da cidade, testando níveis de consumo com reguladores de fluxo luminoso.
Segundo dados da Câmara, a substituição de 1.341 luminárias agora em curso permitirá "reduzir em 37% o consumo energético das zonas abrangidas e em 6% o consumo total de eletricidade" por parte do município.
Considerando que cada uma dessas lâmpadas LED tem garantia de 10 anos e uma vida útil estimada em 15, a poupança esperada é assim de 60.000 euros por ano, pelo menos até 2025.
Ao nível ambiental, a medida também terá o que Hermínio Loureiro classifica como "um impacte significativo", já que, só na área abrangida, o recurso à tecnologia LED reduzirá a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera em 3.495 toneladas por ano.
O investimento de 400.000 euros na intervenção de substituição das lâmpadas foi, por sua vez, comparticipado em 85% por fundos do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, ao abrigo específico do POVT - Programa Operacional Temático da Valorização do Território.