A câmara de Valença anunciou, este sábado, que 70 operacionais, de nove países, estão a treinar "técnicas inovadoras preventivas e de proteção às florestas", incluindo ações de fogo controlado, naquele concelho.
Corpo do artigo
De acordo com comunicado divulgado pela autarquia, os treinos decorrem no âmbito do European Trex - Traditional Fire Training Exchange. "Estes dias têm decorrido ações de queimadas controladas nos montes de Cerdal, Taião e Gondomil, em Valença e em outros pontos do concelho de Paredes de Coura, com uso de fogo tradicional", informa a câmara municipal, referindo que as ações são "complementadas com teste e treino de novos equipamentos e técnicas de ação preventivas, no terreno".
As operações envolvem, além de operacionais da Proteção Civil Municipal e sapadores florestais de Valença, equipas do Canadá, Estados Unidos da América, Alemanha, Polónia, Espanha, México, Guatemala, Brasil, Portugal e Equador.
O European TREX 2024 tem como espaço central a vila de Paredes de Coura, mas "as ações no terreno desenvolvem-se entre este concelho e Valença".