Um homem com 53 anos sofreu, esta sexta-feira de manhã, queimaduras de segundo grau em 25% do corpo e vias respiratórias, numa explosão dentro de um poço na freguesia de Poiares em Ponte de Lima.
Corpo do artigo
A vítima foi estabilizada no local pela equipa de socorro transportada para o hospital da ULSAM de Viana do Castelo, de onde foi transferida num helicóptero do INEM para a unidade de queimados do hospital de Santa Maria em Lisboa.
Segundo o comandante dos bombeiros de Ponte de Lima, Carlos Lima, trata-se de um trabalhador de uma empresa de Moure, Vila Verde, que estaria a reparar uma mina de um particular em Poiares, a quinze metros de profundidade, e que foi atingida por uma explosão cujas causas por agora se desconhecem. Inicialmente, pensou-se que a ignição teria sido ativada por uma lâmpada.
O homem foi resgatado pelos colegas de trabalho com recurso a um guincho e foi depois assistido no local. "Ainda falou connosco, mas teve de ser entubado e induzida a respiração assistida devido às queimaduras nas vias aéreas. Quando saiu do local estava estabilizado", afirmou Carlos Lima.
Na operação e socorro estiveram envolvidos 12 operacionais do voluntários de Ponte de Lima, com quatro viaturas, uma SIV e uma VMER de Viana do Castelo. No local estiveram também a GNR e Autoridade para as Condições para o Trabalho (ACT).