Os Solitários: a banda que nasceu numa "brincadeira" já conta 45 anos de música
Os Solitários são uma banda de Pedroso, Gaia, que nasceu há 45 anos numa "brincadeira" de amigos e transformou-se em grupo que une gerações. Lançaram agora uma música nova. Ao JN, desfiam memórias de quando iam para os concertos "uns em cima dos outros". Hoje, só para o equipamento de som há um camião de 19 toneladas.
Corpo do artigo
Manuel Matos vai de guitarra nas mãos, pelo meio da Ponte de Luís I, com as águas do Douro ao fundo, e é diante do rio que separa Porto e Gaia que Os Solitários cantam e tocam no novo videoclipe da banda de música popular nascida em 1980. E provam que estão mais jovens do que nunca: dos seis músicos, só Manuel, que aos 21 anos criou o grupo com amigos por “brincadeira”, fazendo-o evoluir “aos pouquinhos”, é mais velho do que a formação; todos os outros elementos já nasceram após a fundação da banda. O mais novo, Zappy, tem 18 anos e entrou com nove pela mão da mãe, que viu que o filho “gostava de cantar”.
Junto ao Douro, Toni, 23 anos, toca bateria, e Liliana, de 29, vai desfilando num vestido azul curto e decotado, a cantar ao sabor do ritmo: “eu já te disse: comigo, tu tem cautela”. Sob um céu ensolarado soam ainda os acordes do teclado e do acordeão, mas é numa pequena sala forrada a negro, junto ao café de Manuel, em Pedroso, Gaia, que a magia acontece e a banda ensaia e grava “músicas novas para o próximo verão”.
