<p>Os oito padres do arciprestado de Águeda gravaram entrevistas para o You Tube. Dez minutos para se apresentarem e falar do sacerdócio. A ideia, no âmbito do Ano Sacerdotal, é captar novos públicos, gente nova que escasseia nas igrejas.</p>
Corpo do artigo
José Carlos nasceu em Lamego e foi ainda garoto para o Seminário de Aveiro trabalhar na portaria, substituindo o irmão que tinha ido para a tropa. Gostou do que viu e tornou-se seminarista. Hoje é padre na Unidade Pastoral de Águeda. A história de José Carlos, 35 anos, o mais novo dos padres do arciprestado de Águeda está no You Tube, a mais popular comunidade virtual vídeo do Mundo. Está José Carlos e os restantes sete padres de Águeda.
Histórias de vida
Os oito respondem a cinco questões para se dar a conhecer. O arciprestado de Águeda acredita que "é uma forma de aproximar a Igreja do público mais jovem", afirma o padre Júlio Granjeia, o arcipreste de Águeda.
A iniciativa, explica Granjeia, foi assinalar o ano sacerdotal. O enfoque no sacerdote, em Águeda, foi dado da forma mais individual e mediática. Fazer entrevistas pessoais e colocá-las no You Tube. O que aconteceu no final de Fevereiro. Centenas já visualizaram os vídeos e gostaram, diz Júlio Granjeia. "Tenho recebido mensagens de vários pontos do país a elogiar a ideia", diz o padre, um apaixonado pelas novas tecnologias (ver ficha). Cada sacerdote tem 10 minutos de "antena". Após a apresentação pessoal, dizem como é ser padre, o que é mais fácil e difícil no sacerdócio, terminando com mensagens para seminaristas e cibernautas.
As histórias cruzam-se. A começar pelas do bispo de Aveiro, que alinhou na iniciativa. Conta D. António Francisco que os pais não gostaram da ideia de ter um filho sacerdote. O padre Manuel Armando, conhecido na região pelos dotes de ilusionista na pele de Marques do Vale, conta que foi padre na sequência de uma tareia que levou do pai. O sentimento de culpa terá levado o progenitor a dizer ao filho para pedir o que quisesse e este tentou o "impossível": ir para o seminário. O pai surpreendeu-o.