<p>Dois feridos, pai e um filho adolescente, é o balanço de um incêndio que deflagrou esta segunda-feira numa casa de um monte do concelho de Elvas. As vítimas foram transportadas para o Hospital de Portalegre, mas não correm risco de morte, avançou fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro.</p>
Corpo do artigo
O alerta para o fogo, em Cabanão do Monte do Pereira, na freguesia de Santa Eulália, foi dado às 8.20 horas. Quando os bombeiros chegaram, já a sala e a cozinha (constituídas por uma só divisão) estavam tomadas pelo fogo, que causou ainda danos na cobertura da casa.
Um rapaz, com cerca de 15 anos, sofreu queimaduras ligeiras na face e nas mãos. O pai, um homem na casa dos 40 anos, foi vítima de inalação de fumos e chegou a perder os sentidos, revelou Bernardo Bajuca, comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas.
De acordo com o comandante, o incêndio terá sido causado por um braseiro que a família tinha na sala/cozinha. "Por razões que não estão ainda determinadas, o braseiro pegou fogo a um sofá que se encontrava próximo", precisou Bernardo Bajuca.
A habitação sofreu danos graves. Além da perda de uma parte do recheio da casa, algumas telhas cederam ao calor das chamas. Ainda assim, e apesar de ser Inverno, a família manifestou vontade em permanecer na residência até à reparação do telhado.
O fogo foi combatido por bombeiros das corporações de voluntários de Elvas e Monforte, que deslocaram para o local cerca de duas dezenas de homens, apoiados por seis viaturas. Também o INEM esteve presente, para assistir as vítimas.