O pão-de-ló de Ovar é já uma marca registada e está em vias de ser certificado, mas o processo está longe de ser pacífico. Há fabricantes que não aderiram e podem incorrer em sanções, já que a associação de produtores ameaça acionar quem utilizar abusivamente a marca.
Corpo do artigo
"A Associação de Produtores de Pão-de-Ló de Ovar é detentora da marca 'Pão-de-ló de Ovar'. Ninguém pode utilizar a designação sem estar autorizado pela associação", afirma Rui Catalão que ressalva, porém, que não é preciso ser associado para poder ostentar a marca. No entanto, apenas os seis sócios requereram a autorização, de acordo com o presidente da associação. Há pelo menos mais três produtores registados e um número indeterminado de pessoas e estabelecimentos que confecionam o famoso pão-de-ló fofo e húmido.
"A nossa batalha é contra a utilização abusiva da marca e contra os produtos de má qualidade" , sublinha Rui Catalão. E a luta tem já uma ofensiva marcada: dia 30, vai realizar-se uma assembleia geral da associação com o objetivo de acionar as medidas jurídicas contra os que utilizam a marca pão-de-ló de Ovar sem a devida a utilização. Ou seja, todos os produtos que usem a designação, mas também os se que assemelhem à descrição e receita que constam no processo de qualificação (certificação) submetido ao Ministério da Agricultura e que deverá culminar com a atribuição, pela União Europeia, da indicação geográfica protegida (IGP).
Proibido produzir fora
Quando for aprovada a IGP, será proibido fabricar pão-de-ló de Ovar fora do concelho, adverte Catalão, que acrescenta: "Quem comercializar um produto de aspeto igual ao registado no IGP está a usurpar a marca".
Carlos e Sandra Silva deixaram os seus empregos, há 11 anos, para se dedicarem ao mais famoso exemplar da doçaria vareira preparado com abundância de ovos frescos, uma mão cheia de açúcar e pouca farinha de trigo. O Pão-de-Ló Cruz - considerado o melhor dos melhores na Feira Nacional de Agricultura 2012 - ostenta orgulhosamente o selo da marca.
Quem dispensa a marca agora registada pela associação de produtores é o Pão-de-Ló S. Luiz, o mais antigo de Ovar e com patente desde 1950. Maria de S. Luís, representante da família que preserva a receita com mais de 200 anos, diz "não ver qualquer interesse na certificação". E acrescenta: "A nossa marca está registada há mais de 70 anos. Ninguém nos pode retirar a patente".