Parque canino e ajuda a peregrinos entre vencedores do Orçamento Participativo
Já são conhecidos os dez vencedores do Orçamento Participativo de Barcelos, que vai na segunda edição.
Corpo do artigo
Mais de 11 mil cidadãos barcelenses votaram nos 69 projetos finalistas, registando-se um aumento quer no número de propostas apresentadas, quer no número de votantes.
Entre os mais votados, há projetos para todos os gostos e em diferentes quadrantes da sociedade. A proposta que arrecadou mais votos, pretende gastar os 50 mil euros atribuídos pelo Município no recheio de um albergue de peregrinos que está a ser construído na freguesia de Pedra Furada, assim como a eliminação dos pontos mais perigosos de circulação pedonal na zona circundante.
O segundo mais votado quer dotar o concelho de um posto avançado de emergência, um equipamento móvel que presta rapidamente socorro em qualquer situação.
A fechar o pódio está a construção de um parque canino junto ao Estádio Cidade de Barcelos.
Nos restantes, há projetos para requalificação de uma capela, construção de um parque infantil temático e de lazer, construção de açudes e melhoramento da navegação do rio Cávado ou a construção de um anfiteatro natural, para promoção da cultura.
O Orçamento Participativo, que cujo valor total atinge os 500 mil euros, tem como objetivo promover a participação informada, ativa e construtiva dos cidadãos.