<p>Está dado mais um passo para a concretização do Parque da Ciência e Inovação que irá surgir no lugar da Coutada, no concelho de Ílhavo. A Assembleia Municipal aprovou, na sexta-feira à noite, a revisão do Plano Director Municipal, que prevê a sua construção.</p>
Corpo do artigo
O equipamento ocupará uma área de 32 hectares e, ao todo, o investimento ronda os 35 milhões de euros (sendo que 15 milhões serão comparticipados por fundos comunitários), prevendo-se a criação de mais de cinco mil postos de trabalho.
O projecto é liderado pela Universidade de Aveiro, mas conta com a participação da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, da AIDA e de empresas do distrito. O modelo de negócio assentará numa sociedade anónima, não tendo ainda sido revelados os estatutos, nem os montantes que cada parceiro terá de investir.
Esta foi uma das questões colocadas por Paulo Nordeste, deputado do PS, que quis saber qual o valor que será investido pela Câmara de Ílhavo e qual a sua participação da sociedade. O deputado socialista quis ainda saber como irá ser feita a aquisição de terrenos para a construção do Parque da Ciência e Inovação.
As respostas foram remetidas para "mais tarde", pois Ribau Esteves considera que "há matérias cujo sucesso depende do recato". Garantiu que "Ílhavo fará parte da sociedade" e que "depois de dados todos os passos formais, o dossier sobre esta matéria virá para aprovação. Nessa altura, todos ficaremos a saber quais os montantes e qual a posição do município na empresa".
O autarca destacou ainda a importância do projecto para o município, mas também para "toda a Região de Aveiro", recebendo o apoio da bancada do PSD.