<p>O Parque Urbano de Tondela, em fase de conclusão, deverá entrar em funcionamento a partir da segunda semana de Outubro. Ao todo são 26 mil m2 de área, no centro da cidade, que a autarquia recupera para actividades de repouso, recreio e lazer.</p>
Corpo do artigo
Lançada há seis meses, em finais de Março, a construção da primeira fase do Parque Urbano da Cidade de Tondela (PUCT), com custos parcelares de 1,5 milhões de euros, corresponde à recuperação de uma área de 26 mil metros quadrados que faziam parte integrante da Quinta da Mata.
O parque ficará completo com o lançamento da segunda fase, nas próximas semanas, que consistirá na regeneração e requalificação da feira semanal.
"Estamos a falar de uma área semelhante à da Quinta Mata. No total, prevemos investir cinco milhões de euros na requalificação de 50 mil metros quadrados que passarão a estar abertos à fruição de todos os munícipes", explica Carlos Marta, presidente da Câmara Municipal de Tondela.
A intervenção no espaço onde, durante anos, se realizaram as tradicionais Festas da Mata, foi viabilizada pelo "acordo histórico" estabelecido entre a família Almeida Cardoso e a autarquia.
"Graças a esse acordo, perseguido ao longo de décadas pelos meus antecessores, conseguimos a transferência para o domínio municipal, a custo zero, mediante outras contrapartidas, de uma área valiosa localizada no coração da cidade. Sem dúvida uma zona emblemática que dificilmente chegaria à posse do município sem este acordo histórico", acrescenta Carlos Marta.
O futuro PUCT foi visitado, no sábado, por eleitos do concelho de Tondela. "A obra está praticamente pronta e entendemos que era chegado o momento, antes da sua entrada em funcionamento, de mostrar as mais valias deste empreendimento", justifica o autarca tondelense.
O Parque terá duas zonas distintas: uma toda relvada e com caminhos empedrados, correspondente ao antigo recinto das Festas da Mata, e outra, no local onde existiu uma vinha, que manterá o piso térreo e os passeios feitos em saibro.
Entre os equipamentos que estão a ser instalados, Carlos Marta destaca o parque de skate, o parque sénior equipado para exercícios físicos, o parque infantil, bar, zona de jogos tradicionais, campos de ténis e mini-futebol e um écran gigante. Sob o bar, ficará ainda um tanque com capacidade para 4500 m3 de água para garantir a rega dos espaços verdes sem recurso à rede pública.
"Aproveitamos todas as árvores que existiam, nomeadamente os carvalhos, e plantámos outras que a seu tempo irão garantir as sombras e o ambiente fresco que um espaço desta natureza deve ter", acrescenta Carlos Marta.
"É uma obra muito importante para Tondela. Um antigo anseio das populações. Ao mesmo tempo que requalificamos este espaço, de grata memória para a generalidade dos cidadãos, estamos a criar uma nova centralidade no coração da cidade", conclui o presidente da autarquia.