Três dias depois do temporal que afetou o país, parte da população do concelho de Ferreira do Zêzere continua sem eletricidade, enquanto 55 homens e 20 viaturas dos bombeiros locais estão envolvidos em operações de limpeza.
Corpo do artigo
Estufas agrícolas, aviários, postes de alta, média e baixa tensão danificados pela queda de árvores, queda de telheiros e beirados, vias obstruídas e falha nas telecomunicações foram alguns dos prejuízos que se fizeram sentir naquele concelho do distrito de Santarém.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, Rui Patrício, disse hoje que os homens da corporação têm estado ativos na realização de trabalhos de desobstrução de vias, trabalhos de limpeza e corte de árvores em risco de queda.
"Noventa por cento do nosso trabalho, com a ajuda da proteção civil municipal, tem sido com motosserras, a cortar árvores que estão a obstruir estradas e caminhos ou em vias de cair e provocar estragos em habitações ou similares", disse Rui Patrício.
Segundo este responsável, a situação é "recorrente" no concelho, por força da sua grande mancha florestal, notando que "os meios estiveram preparados para este tipo de intervenções e a população também respondeu".
"Não há pessoas feridas ou para realojar, mas houve situações melindrosas, como o caso de uma grande árvore que caiu para cima de um telhado de um aviário, tendo provocado a morte de algumas aves", assinalou.
Com os serviços públicos do concelho "assegurados e a laborar com alguma normalidade", ainda há falta de telecomunicações e eletricidade em cerca de dez por cento das habitações, observou Rui Patrício, acrescentando que é em "algumas empresas e no setor da restauração" que se registam os maiores prejuízos.
"Algumas empresas do concelho registaram problemas e prejuízos avultados devido à falta de luz elétrica, como empresas de agroindústria, criação de animais e rações e também grande parte de restaurantes, cafés e talhos", disse.
O comandante dos Bombeiros de Ferreira do Zêzere acrescentou que a venda de velas, lanternas e geradores "disparou" em todo o concelho.