Aventureiro português que está a dar a volta à Europa a pé, desde outubro de 2023, e já passou por 12 países. Só deve terminar a viagem em 2027.
Corpo do artigo
Henrique Pereira (Riicky Odissey, nas redes sociais) partiu da freguesia de Silvares, no concelho de Guimarães, no dia 5 de outubro do ano passado, para uma odisseia de 28 mil quilómetros através de 40 países europeus (41, se conseguir entrar na Rússia). O facto de não ter conseguido reunir apoios e de no seu grupo de amigos muitos não acreditarem nele não o demoveu. Lançou-se ao caminho com as poucas economias que tinha e com um “trollley” que acabaria por só chegar à serra da Estrela. Passados 12 meses e mais de seis mil quilómetros, já viveu muitos contratempos e aventuras, mas continua determinado em cumprir a jornada até ao fim.
A noite da passada sexta-feira, dia 4, na cidade de Dunaharaszti, a 20 quilómetros de Budapeste , na Hungria, foi mais um momento de má memória na viagem de Henrique Pereira. “Fui levantar dinheiro e fazer compras e deixei a tenda montada, porque estava num local escondido e chovia muito. Quando voltei, percebi que tinha sido assaltado”, relata ao JN. “Felizmente, levei comigo os equipamentos eletrónicos, mesmo assim estimo que me roubaram cerca de 800 euros em material. Fiquei sem o saco-cama e o casaco que tinha para passar o inverno em regiões frias”, lamenta.