Os passeios gratuitos em calhambeque 100% elétrico do Vai & Volta na Quinta regressam à Quinta do Marquês de Pombal, em Oeiras. As excursões realizam-se no primeiro fim de semana de cada mês, têm capacidade para cinco passageiros e não exigem marcação prévia. O serviço está aberto a toda a população, não sendo necessário ser residente em Oeiras.
Corpo do artigo
A iniciativa é da Parques Tejo e da Câmara Municipal de Oeiras. Em comunicado, a Parques Tejo refere que as viagens incluem "locais de grande interesse histórico, como o Casal de Manteiga, a Adega do Palácio e a Casa da Pesca", permitindo apreciar, ainda, a paisagem envolvente daquele espaço verde.
"As vinhas, os cavalos e os amplos jardins transportam-nos para a atmosfera do século XVIII, possibilitando uma viagem no tempo e um contacto direto com a herança pombalina", destaca.
Segundo a organização, o projeto pretende facilitar, também, a circulação em "caminhos mais íngremes" da Quinta do Marquês de Pombal, permitindo que visitantes com mobilidade condicionada possam conhecer o espaço. Para o presidente da Parques Tejo, Rui Rei, esta novidade aproxima a Quinta da comunidade já que "todos podem usufruir do seu património cultural e natural de forma acessível, sustentável e envolvente".
A quinta integra um conjunto patrimonial do século XVIII/XIX, que está associada ao Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo.