Sete patos e uma garça-real foram encontrados mortos, esta sexta-feira de manhã, junto ao areal da praia fluvial de Melres, em Gondomar.
Corpo do artigo
Segundo Filipe Coutinho, um dos nadadores-salvadores daquela praia, os animais não tinham nenhuma marca de violência e, a meio da manhã, alguns ainda estavam atordoados e não conseguiam caminhar.
Filipe Coutinho contactou a Polícia Marítima e a GNR, mas nenhuma das autoridades apareceu no local para recolher os animais.
Segundo José Paiva, presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Melres e Medas, nunca aconteceu nenhuma situação do género naquela zona.
"Estranhamos que os animais tenham aparecido mortos até porque agora, com as pessoas na praias, eles não se aproximam tantos das beiras. O nosso receio é que tenham sido envenenados", afirmou preocupado.
Lembrou ainda que também a junta contactou o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e a Polícia Marítima, mas que as entidades empurraram as responsabilidades para a outra.
"Temos os animais guardados no estaleiro à espera que aparece alguém. Queremos perceber o que é que aconteceu."