O britânico Paul Bonhomme, líder do campeonato Red Bull Air Race, venceu hoje, sábado, a fase de qualificação da prova portuguesa e distanciou-se do seu rival mais directo, o austríaco Hannes Arch, que terminou na nona posição.
Corpo do artigo
Com a vitória na qualificação, Bonhomme amealhou mais um ponto na sua liderança e está agora separado de Arch por dois pontos – 43 do britânico contra os 41 do austríaco.
Paul Bonhomme foi o mais veloz do dia de qualificação tendo terminado com o tempo de 1 minuto e 10.03 segundos. O norte-americano Kirby Chambliss terminou na segunda posição com mais 23 centésimos de segundo e o australiano Matt Hall fechou o pódio com mais 0.75.
Na parte inferior da tabela classificativa, Pete Mcleod realizou a pior prova do dia averbando inúmeras penalizações e terminou no 14º lugar com mais 7.42 segundos. Ao canadiano juntam-se Sergey Rakhmanin, Mike Mangold e Nicolas Ivanoff, que disputarão no domingo os dois últimos lugares para a fase final.
No circuito de Porto e Gaia apenas estiveram presentes 14 pilotos, já que o sul-africano Glenn Dell viu o seu avião ser desclassificado em virtude de problemas de segurança que não passaram nas verificações técnicas.
Como curiosidade, o avião do espanhol Alejandro Maclean foi o que atingiu a maior velocidade no circuito ao marcar 363 km no arranque da prova.
O início da corrida está agendado para as 14h00 de domingo. Os primeiros 15 minutos serão dedicados à sessão will card, que definirá as duas últimas vagas para a prova final.
A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 16h55.