Ao contrário de todas as expectativas, o atual presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, eleito pela coligação PSD/PP, não vai recandidatar-se. Fez dois mandatos enquanto presidente, mas comunicou recentemente a decisão de não avançar para aquele que poderia ser o terceiro e último mandato.
Corpo do artigo
Mário Passos, atual vereador do Desporto e das Freguesias, foi o nome aprovado pelos militantes do PSD de Famalicão, no plenário "mais concorrido de sempre". O nome tem ainda de ser aprovado pela distrital do partido (que é liderada por Paulo Cunha) e pela direção nacional.
A coligação PSD/PP lidera os destinos de Famalicão desde 2001, altura em que destronou o PS, que estava no poder há cerca de 20 anos.
O PS apresentou Eduardo Oliveira, atual líder da concelhia como candidato à Câmara Municipal.
O médico José Bilhoto é o candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara de Famalicão, e Inês Brandão é cabeça da lista candidata à Assembleia Municipal.
O Chega já apresentou Victor Meira como candidato. Paulo Costa é o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Famalicão, sendo que Sandra Pimenta encabeça a lista do PAN, e Miguel Lopes é o candidato da CDU.
Nas últimas autárquicas, a coligação conquistou 67,4% dos votos, elegendo 8 elementos, e o PS teve 23,7 % dos votos, elegendo três vereadores.