Ficará concluída no final de agosto mas, até lá, a obra de construção de um canal dedicado à utilização do metrobus vai continuar a provocar condicionamentos e cortes de trânsito no Porto. No final do mês, o maior impacto será na Praça do Império.
Corpo do artigo
Atualmente, o trânsito está condicionado na Rotunda da Boavista, no Porto, para a "criação de um canal técnico inserido na obra do metrobus", explica fonte da Metro ao JN. Por isso, as vias da Praça de Mouzinho de Albuquerque estão ser ocupadas de forma alternada, entre as 9 e as 18 horas. Prevê-se que esta fase possa estar terminada esta sexta-feira.
Já durante a próxima semana, "devido a trabalhos de pavimentação no canal do metrobus", ficarão "impossibilitadas" as viragens à esquerda da Avenida da Boavista para a Avenida do Marechal Gomes da Costa e da Avenida do Marechal Gomes da Costa para a Avenida da Boavista entre as 8 horas e as 20 horas.
Segue-se a Praça da Império, cuja rotunda será, a partir de meados deste mês, "alvo de trabalhos de fresagem, pavimentação e colocação de sinalização horizontal". Esta intervenção, sublinha a Metro do Porto, terá "várias implicações ao nível da circulação rodoviária que, por seu turno, se vão manifestar de formas diferentes em duas fases".
A primeira diz respeito à ocupação das vias interiores da praça e a segunda às vias exteriores. Por causa desta última, "ficam cortados os cruzamentos com as avenidas Dom Nuno Álvares Pereira, Dom Pedro IV e Marechal Gomes da Costa, bem como as ruas de Diu, Diogo Botelho e de Bartolomeu Velho".