O Executivo Municipal de Guimarães vai reunir em sessão extraordinária, na manhã desta quarta-feira, para analisar a proposta de prorrogação do prazo para consulta pública do PDM, por mais 12 dias. Uma vez que a proposta parte da maioria socialista na Câmara deverá ser aprovada.
Corpo do artigo
A justificação apontada para o prolongamento do prazo para análise e discussão pública é “o elevado número de participações que deram entrada após o término do prazo do período de discussão pública da segunda revisão do PDM (cerca de nove dezenas)”.
Na proposta lê-se que, no período de discussão pública, que decorreu entre os dias 4 de junho de 2025 e 3 de julho, “registaram-se mais de 500 atendimentos presenciais”.
Se a medida for aprovada, como tudo indica, face à maioria socialista na Câmara Municipal de Guimarães, a discussão pública do documento será prorrogada por mais 12 dias a contar a partir do quinto dia após a publicação em Diário da República. Neste cenário, a aprovação do PDM até ao final de julho, como tinha sido aventada pelo presidente da Câmara, Domingos Bragança, já não será possível. Recorde-se que o candidato do PS à presidência da Câmara, Ricardo Costa, defende que o PDM só deve ser aprovado pelo executivo que sair das eleições autárquicas de 18 de outubro.