
Pedro Duarte espera ter uma solução para a VCI até 2027
Foto: Igor Martins
Pedro Duarte foi eleito presidente do Conselho Metropolitano do Porto e definiu a mobilidade inter-concelhos como prioridade. A abolição de portagens na CREP e a instalação de pórticos na VCI estão previstas até 2027.
Corpo do artigo
No dia em que foi escolhido para liderar os 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, com 16 votos a favor e um contra, Pedro Duarte apontou que os problemas de trânsito são comuns. "Se há matéria em que os municípios estão muito interligados é neste tema. Sabemos os fluxos de tráfego que existem na área metropolitana e que nos condicionam todos uns aos outros", começou por explicar.
Leia também Pedro Duarte vai reunir-se com ministra para travar insegurança no Porto
O problema de trânsito na Via de Cintura Interna (VCI) está no topo das preocupações do novo autarca, que já tem uma solução pensada, que espera poder implementar antes de 2027. "O objetivo é que possamos fazer isto em duas fases: para já, abolir as portagens na Circular Regional Exterior do Porto (CREP) e, depois, instalar os pórticos na VCI para retirar a circulação de pesados, em benefício dos demais utentes", destacou Pedro Duarte.
A medida implicaria uma compensação ao concessionário da CREP, devido à perda de receitas resultante desta decisão. No entanto, o presidente da Câmara do Porto e do Conselho Metropolitano revelou que, após reunião com o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, obteve a garantia de que será o Governo a assumir essa responsabilidade.
