
É o vice-presidente da CCDR-Norte e tem a seu cargo as áreas da Cultura e do Património
Foto: Artur Machado
Jorge Sobrado será o novo vereador da Cultura da Câmara do Porto, apurou o JN. O vice-presidente da CCDR-Norte era a escolha da oposição socialista para o cargo, caso Manuel Pizarro tivesse sido eleito para presidente. Pedro Duarte "roubou" o vereador e passa a ter maioria na Câmara do Porto.
Corpo do artigo
O vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, que era a escolha de Manuel Pizarro (PS) para assumir o pelouro da Cultura, acabou por ser "roubado" pelo PSD. Pedro Duarte, que em entrevista ao JN afirmou que estava "fora de questão" atribuir pelouros à oposição, acabou por escolher entregar a pasta da Cultura a Jorge Sobrado, garantindo maioria. O vice-presidente da CCDR-Norte integrou a lista da candidatura socialista como independente. No entanto, no passado recente, Jorge Sobrado foi vereador da Cultura na Câmara de Viseu, sob a liderança social-democrata do presidente Almeida Henriques.
"Todos compreenderão, eu não estou disponível para negociar aquilo que é o meu projeto para a cidade, portanto, não é em nome de uma conveniência, digamos assim, maioritária, que vou prescindir daquilo que são as minhas convicções. O meu projeto político era diferente do Partido Socialista", disse Pedro Duarte, em entrevista ao JN, a poucos dias da tomada de posse, que acontece esta quarta-feira. Recorde-se ainda que, durante a campanha eleitoral, Pedro Duarte revelou ter intenções de assumir o pelouro da Cultura, à semelhança do que aconteceu com o seu antecessor, Rui Moreira.
Agora, confia essa tarefa a Jorge Sobrado. Ao entregar o pelouro ao eleito pelo PS, a correlação de forças no Executivo da Invicta altera-se a favor dos sociais-democratas. A coligação PSD/CDS-PP/IL passa a ter sete eleitos (o presidente e mais seis vereadores com pelouro), o PS fica com cinco vereadores sem pastas atribuídas (Manuel Pizarro, Fernando Paulo, Francisca Carneiro Fernandes, Jorge Garcia Pereira e Marta Sá Lemos) e o Chega tem um eleito (Miguel Corte-Real). A Oposição deixa de ter maioria e capacidade de obstaculizar as propostas dos sociais-democratas.
Jorge Sobrado, licenciado em Ciências da Comunicação, foi diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2024, cargo que deixou para assumir a vice-presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). De acordo com agência Lusa, Jorge Sobrado irá cessar funções na CCDR-Norte já próxima semana e não será substituído no cargo.
O cargo de vereador da Cultura não é novidade para Jorge Sobrado, tendo assumido esse pelouro na Câmara de Viseu, durante a governação de António Almeida Henriques (PSD), entre 2017 e 2021. O vice-presidente da CCDR-Norte foi, recentemente, acusado de participação económica em negócio e prevaricação. Em causa estão factos que remontam a 2018, quando Jorge Sobrado era vereador na Câmara de Viseu.

