O pelicano cinzento africano não está ameaçado de extinção, mas a reprodução em cativeiro é fenómeno raro. No Parque Zoológico de Lagos, uma nova cria nasceu há duas semanas.
Corpo do artigo
O pequeno pelicano cinzento africano nasceu em Março e “é o novo membro da família de pelicanos rufescens residentes no parque, juntando-se assim aos dois casais e à cria de um ano que nasceu também” em cativeiro, informa o Parque Zoológico de Lagos num comunicado divulgado hoje, segunda-feira.
O facto de já terem nascido duas crias desta espécie em cativeiro é atribuído pelo Zoo de Lagos “às condições de bem-estar e recriação dos habitats naturais, havendo a possibilidade dos progenitores terem desenvolvido comportamento piscatórios dentro do parque”.
“O ISIS – Internacional Species Information, realizou um estudo no ano 2009, em 50 Zoológicos detentores desta espécie, onde registou apenas três reproduções com sucesso, sendo dois nos Estados Unidos e um na República Checa”, salienta o Zoo de Lagos.
A espécie é originária da África tropical e subtropical, nomeadamente, Senegal, Etiópia, Natal, Madagáscar e Arábia. Têm uma longevidade aproximada de 12 anos e o comprimento pode variar entre os 125 a 132 centímetros.
O Parque Zoológico de Lagos, inaugurado no ano 2000, conta com 140 espécies de animais e 200 espécies botânicas.