Ouvem-se por todo o lado tocadas por crianças e adultos, homens e mulheres, de todas as condições sociais. As concertinas aparecem cada vez mais nas Feiras Novas e são a alma da festa que começa esta sexta-feira e termina segunda-feira, em Ponte de Lima.
Corpo do artigo
Uma promoção de concertinas na montra de uma loja de eletrodomésticos no centro da vila chama desde ontem a atenção de quem passa. Por 299 euros é possível, até dia 12, comprar um destes instrumentos "made in China", mas também os há a 2200 euros, em promoção, vindos de Itália. Para as crianças há miniaturas a 30 euros. "Há dois anos que fazemos esta campanha porque vemos que as pessoas procuram muito. Vale a pena, mesmo ganhando menos vendemos mais. A mais cara já está vendida", conta Baltazar Lima, proprietário da loja. Augusto Canário, um dos grandes impulsionadores do ressurgimento deste instrumento, comprou na últimas festas uma concertina amarela "cor canário".
"Cada vez temos mais tocadores de concertina. "Ontem (quarta-feira), dia do encontro concelhio, foi a melhor quarta-feira de todos os tempos", afirma Franclim Sousa, presidente da Comissão de Festas de Ponte de Lima, explicando: "Tivemos mais de 300 tocadores e vamos ter outros tantos no sábado. Pelas inscrições, são 650".
Fundadador, em 2005, da Associação de Tocadores de Concertina de Ponte de Lima, que tem 165 associados, António Vale diz que as concertinas são "a alma das Feiras Novas". "Tocam em tudo que é lado: tascas, por aí fora no centro da vila, há centenas e centenas. É uma coisa só vista", comenta. v