O concelho de Famalicão vai contar com duas dezenas de capsulões distribuídos por 17 freguesias e pela cidade, destinados à recolha de cápsulas de café usadas, até ao final do ano. O intuito é que estes resíduos sejam valorizados e reciclados.
Corpo do artigo
A recolha das cápsulas, que podem ser deixadas nos capsulões, vai ser realizada pelos serviços municipais que, posteriormente, as encaminharão para as empresas de café com quem o município celebrou um protocolo, para que façam a sua valorização e aproveitamento dos materiais.
Segundo nota da Câmara de Famalicão as cápsulas "têm um elevado potencial de reciclagem uma vez que os seus componentes alumínio/plástico e a borra de café são materiais recicláveis ou reutilizáveis.
Além da cidade, os espaços para depositar as cápsulas de café usadas estão instalados em Antas, Arnoso de Santa Eulália, Bairro, Carreira, Cavalões, Esmeriz e Fradelos. Haverá ainda, capsulões na vila de Joane, em Lagoa, Lemenhe, Lousado, Pousada de Saramagos, Riba de Ave, Ribeirão, Ruivães, Seide S. Miguel e Vale S. Cosme.