Vizinhos queixam-se de estragos e mau cheiro. Câmara alega que nada pode fazer e diz ter alertado a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, bem como a GNR.
Corpo do artigo
Mal se chega à rua de Cristins, na freguesia de Avidos, em Vila Nova de Famalicão, eles aparecem. São oito porcos vietnamitas que se passeiam pelos arruamentos e terrenos, deixando dejetos e causando estragos em quintais e jardins.
Além dos danos, da "sujeira" e do mau cheiro, os vizinhos vêm alertando as autoridades para o perigo de um acidente, dado que o terreno onde foram estão os animais não tem vedação e está junto à Estrada Nacional (EN) 204.
Embora a situação se arraste "há cinco, seis anos", os queixosos garantem que as entidades competentes não resolveram o problema. E há quem garanta que os porcos chegam a circular pela freguesia vizinha de Palmeira, em Santo Tirso.
"É assim todos os dias, eles andam por onde querem", diz Maria Alice Anjos. "Não posso ter o portão aberto. Entram e dão cabo de tudo o que está no quintal. Até da relva", relata. O mau cheiro dos dejetos é outro problema. "Não posso ter as janelas abertas", acrescenta Alice, que diz não deixar o lixo doméstico perto de casa "porque vão aos sacos, destroem e deixam tudo sujo".
O mesmo problema tem Fátima Sousa, proprietária de um restaurante junta à EN204. "Todas as manhãs tenho de lavar a entrada. Está tudo sujo. Os porcos vasculham o lixo que deixamos para ser recolhido", narra. Fátima Sousa refere já ter alertado proteção civil e a GNR. "Nada fizeram", afirma, com desalento.
Passadeira para animais
Para que não existam dúvidas onde "moram", Orlando Manuel Silva, proprietário dos animais, pintou a imagem de um porco, em amarelo, à entrada de casa. E no chão pintou uma espécie de passadeira para que estes atravessem a rua.
Orlando Manuel Silva desvaloriza a situação e diz que os animais não são para estar presos, confirmando que não lhes dá de comer. "Eles é que têm de procurar", salienta, dizendo que toda a gente gosta da sua "bicheza". Quanto aos animais poderem provocar acidentes por proximidade da estrada diz que eles andam sempre pela berma.
A Câmara de Vila Nova de Famalicão diz que, por se tratar de uma "exploração ilegal", não pode fazer a captura dos bichos, já que não são animais domésticos ou de companhia. Por isso, diz ter alertado a Direção Geral de Alimentação e Veterinária e a GNR, entidades que não responderam ao pedido de esclarecimentos do JN.