Portugueses e espanhóis juntam-se para criar rede de percursos cicloturísticos na fronteira
Para desenvolver o cicloturismo sustentável na área fronteiriça, os municípios de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Zamora apresentaram, esta quarta-feira, em Puebla de Sanábria, o projeto IBERLOBO_ON_BIKE, que propõe uma nova forma de explorar e desfrutar da região viajando de bicicleta por uma rede de percursos.
Corpo do artigo
Para pôr em marcha o projeto, os parceiros portugueses e espanhóis vão investir 920.992,88 euros até ao final de 2026. “O projeto IBERLOBO_ON_BIKE nasce com o objetivo de promover o cicloturismo como ferramenta essencial para o desenvolvimento económico e turístico da região transfronteiriça entre Espanha e Portugal”, explicou fonte da Câmara de Bragança.
Vai ser criada uma rede de percursos cicloturísticos, tanto de estrada como de montanha, ligando os vários municípios e os seus pontos de interesse que permitam aos visitantes desfrutar da natureza e do património local de forma amiga do ambiente, promovendo um modelo de ecoturismo.
Por outro lado, a iniciativa prevê a dinamização económica estimulando “o desenvolvimento económico local através do cicloturismo, promovendo a criação de novas oportunidades de negócio nos setores do turismo, hotelaria e serviços associados nas zonas rurais de Zamora e do nordeste de Portugal”, indicou a mesma fonte.
O cicloturismo também contribuiu para a preservação do meio ambiente ao sensibilizar cicloturistas e residentes para a importância de preservar o ambiente natural, através de atividades e campanhas de consciencialização ao longo da rota.