Proteção da duna está degradada, deixando estacas de madeira e plástico a descoberto. São um risco para os banhistas na Póvoa de Varzim.
Corpo do artigo
A duna da praia da Estela, na Póvoa de Varzim, ameaça ruir. Os geobags, colocados para travar o avanço do mar, estão desfeitos e espalhados no areal. Entre o plástico rasgado, encontram-se estacas de madeira e pregos enferrujados. A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ficou de estudar uma solução “mais robusta”, mas, passados três anos, nada aconteceu. A degradação do sistema de proteção dunar é um risco para os banhistas.
O caso remonta a abril de 2021. Na altura, com o avanço do mar e volvidas as “marés vivas” de inverno, centenas de geobags ficaram a descoberto ao longo de três quilómetros de areal. Os enormes sacos de areia tinham sido colocados em 2018, sob a supervisão da APA, a fim de proteger a duna. A duna separa a praia do campo de golfe da Estela, mas, mais do que o golfe, protege centenas de campos agrícolas a nascente e uma das principais atividades económicas do concelho: a horticultura.