Num investimento de dois milhões de euros, a Câmara de Gaia vai requalificar a Praceta 25 de Abril, em frente aos Paços do Concelho. O objetivo é resolver "o conjunto de debilidades" detatadas pela peritagem técnica feita pela Tecminho. A empreitada tem uma duração prevista de um ano.
Corpo do artigo
Considerando a Praceta 25 de Abril como "um espaço público de referência" em Gaia, a Câmara vai avançar com uma intervenção com o principal objetivo de "criar um polo de maior centralidade da cidade" naquele largo, em conjunto com os Paços do Concelho, mas também "abrir o espaço ao Centro Cívico Municipal".
Foi também realizada, pela Tecminho, uma "peritagem técnica de avaliação do estado de conservação da estrutura, bem como do uso que o espaço público da praceta pode comportar".
Neste sentido, em comunicado, aquela Autarquia explica que a empreitada irá, além de requalificar o espaço da Praceta em si, "corrigir as patologias" encontradas pela Tecminho, garantir "a integração no Centro Cívico Municipal" e a "articulação ao nível funcional, espacial e dos materiais". Por fim, com isto, o Município vai promover "a continuidade entre os vários espaços", sendo que o "traço fundamental da proposta é a abertura para a Avenida da República".
O custo da obra ronda os dois milhões de euros e os trabalhos deverão prolongar-se por 12 meses.