O Município de Macedo de Cavaleiros espera este ano milhares de veraneantes nas praias do Azibo e, para não os perder, apostou num aumento de cerca de 30% do areal.
Corpo do artigo
Esta foi a alteração mais significativa, pois permite uma maior capacidade para que os utentes das praias possam instalar-se com mais distanciamento. Milhares de pessoas passam todos os anos pelas duas praias do Azibo, nomeadamente a da Fraga da Pegada e da Ribeira.
As praias incrustadas na Paisagem Protegida do Azibo são muito procuradas por pessoas de fora do distrito de Bragança, principalmente da Região Norte, mas há quem se desloque de mais longe. Ana Castro, por exemplo, viajou de Tomar para aproveitar "a calma do local, passear e apanhar sol".
O aumento da procura todos os anos tem contribuído para que a Câmara de Macedo de Cavaleiros invista na zona balnear, que nos últimos dois anos registou uma subida considerável do número de turistas.
"Fizemos alguns melhoramentos principalmente na área de areal, nos espaços de lazer, nomeadamente nas esplanadas, com duas novas. Foi aumentado o espaço e o número de concessionários. Investiu-se no embelezamento de toda a paisagem e na manutenção das proteções de madeira dos trilhos", explicou o presidente da Autarquia, Benjamim Rodrigues. O investimento, este verão, foi de 104 mil euros.
Este ano, não há condicionantes à lotação, ressalvou o autarca, mas continuarão a ser acatadas as normas de segurança sanitárias.
Frequentadores satisfeitos
Mais operadores turísticos vão operar este ano no Azibo, onde também é possível fazer passeios de barco, a pé ou de bicicleta em percursos sinalizados.
Sempre que há feriados, Mónica Sofia, que vive na Maia, faz umas escapadinhas e já tem o Azibo como destino de eleição, pois considera que se "está melhor" do que nas praias do litoral. "Aqui há menos gente e podemos estar à vontade e em segurança", contou.
De mais perto, deslocou-se Mariana Aniceto, residente no concelho de Murça, que vai para esta zona balnear várias vezes no verão. "Este ano fizerem melhoramentos e está muito bem. Tem mais areia e está tudo bem organizado. Aliás, todos os anos há novidades e mudanças", considerou Mariana.
A centralidade do concelho de Macedo de Cavaleiros e as boas acessibilidades para o Azibo, que está junto a um nó da Autoestrada Transmontana (A4), também contribuíram para que esta se tornasse no principal local de veraneio de Trás-os-Montes.
Ana Castro, residente em Tomar, confirma isso mesmo. "É uma vantagem. Ter autoestrada ajuda muito nas deslocações", referiu.
Seca baixa água na albufeira
A albufeira do Azibo recuou cerca de 20 metros devido à seca prolongada, empurrando a zona de banhos para colónias de plantas aquáticas, que desagradam as banhistas. O Município de Macedo de Cavaleiros pôs em marcha há vários dias uma intervenção no local, com o objetivo de resolver a situação, que tem levado os utilizadores a pensar que a água está suja e sem cuidados. A Autarquia contratou uma empresa especializada que já realizou uma intervenção de limpeza, deixando a água em boas condições para tomar banho. Ainda assim, os trabalhos só deverão estar concluídos em meados do corrente mês.
Pormenores
Bandeira azul
Há 19 anos que a praia da Fraga da Pegas tem bandeira azul, enquanto a da Ribeira recebe o galardão que atesta qualidade há 13. Esta praia teve ainda direito, pela primeira vez, à bandeira da Rede de Estações Náuticas de Portugal, coordenada pelo Fórum Oceano.
Acessível a todos
O Azibo é uma praia acessível a todos, nomeadamente para pessoas com mobilidade reduzida. A época balnear começou a dia 16 de junho e irá decorrer até ao dia 11 de setembro.