No Canastra, de Leonel Carlos, há mesas em que se come literalmente em cima do mar. Nesta casa na Ericeira que bem trata a cozinha de pescador, as delícias vão de A (amêijoas) a T (tamboril).
Corpo do artigo
Na empena que dá para o mar, há um passeio na Ericeira onde o melhor acontece. Leonel Carlos anima no seu Canastra os verdadeiros amantes da cozinha marítima, dominando o receituário de pescador. Não há melhor local para o comprovar do que esta grande mesa, feita promontório frio e fresco. Há mesas interiores, mas mesmo quando chuvisca o que sabe bem é fazer uma refeição cá fora.
É excelente forma de começar a mandar vir camarão “al ajillo”, matéria-prima de exceção e processamento a condizer. Altura perfeita para equacionar a hipótese de amêijoas à Bulhão Pato, concentração total na qualidade do produto. Nesta altura do ano, já temos sardinhas boas para emprestar às brasas, e uma ou duas já dá para sermos felizes, com uma fatia de bom pão de trigo. Saem boas cataplanas da cozinha, de peixe ou marisco, uma fusão única de sabores. Recomendo uma caldeirada à moda da casa – Leonel conhece o ofício e aqui serve-se apenas o melhor.
As brasas vivas deste Canastra dão origem a despertares sublimes. Há que abrir um bom vinho branco para esperar pelo programado milagre oceânico que acontece à nossa mesa. Se puder, opte por peixes de bitolas maiores, por exemplo um robalo de dois quilos. A festa acontece naturalmente.
Um pouco de cozinha de pescador pode ser francamente oportuno, o pitéu de pata-roxa e tamboril é maravilhoso. Ou uma massada de robalo, delícia aprimorada pelo tempero aplicado. Também se faz excelente pargo no forno. A época já passou mas fica a recomendação do atum de barrica e da caneja de infundice. O primeiro é um atum conservado em salmoura forte em barrica de madeira, a segunda é o tubarãozinho curado enterrado na terra, depois reavivado e temperado com azeite. Prepare-se apenas para o cheiro intenso.
Há excelente mousse de chocolate caseira, pelo que a terminação doce está assegurada. Assim como a tarte de limão merengada, uma das melhores que provei. Ou o clássico tiramisu. Daqui saímos com um pé no paraíso.
Canastra
Rua Capitão João Lopes, 8, Ericeira
Tel.: 261 865 367
Web: facebook.com/canastra.ericeira
Das 12h às 15h e das 19h às 23h, de quinta a segunda; até às 15h à terça
Preço médio: 40 euros