Um presépio de rua com 43 figuras em tamanho real regressa, no sábado, à vila medieval de Monsaraz, numa iniciativa de promoção turística com "elevada criatividade" no domínio da animação temática de conjuntos históricos.
Corpo do artigo
De acordo com o município local, o presépio de rua, apresentado até 6 de Janeiro de 2012, vai estar distribuído pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo, local onde é colocado o conjunto principal com a Virgem, São José e o Menino.
O presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, explicou à Agência Lusa que se trata de uma "iniciativa de promoção turística com méritos firmados e elevada criatividade no domínio da animação temática de conjuntos históricos".
Monsaraz, vila histórica localizada nas margens da Albufeira de Alqueva, vai receber a representação da Natividade com este presépio formado por figuras construídas a partir de grandes estruturas de ferro e rede recobertas por panos de cor crua, impermeabilizados e tratados para o efeito.
"Todas as figuras vão estar iluminadas, resultando num efeito visual apreciável para os visitantes que se deslocarem à vila durante a noite", salientou o autarca.
Trata-se de uma iniciativa realizada pelo 12.º ano consecutivo pelo município de Reguengos de Monsaraz.
O presépio, um projecto artístico da autoria de Teresa Martins, foi remodelado e restaurado no ano passado.
A escultora manteve os tons pastel nas figuras, mas acrescentou-lhes tons rosa velhos e lilases, alterando também as caras e as mãos, actualmente feitas em cerâmica, ficando com forma e num sentido mais figurativo.
Outra das alterações foi a construção de uma choupana com a manjedoura onde fica a Sagrada Família.
Segundo José Calixto, os "milhares de turistas que se deslocam a Monsaraz durante esta época do ano" podem fazer um percurso pelas ruas históricas "acompanhados" pelas figuras que representam a Natividade, como os Reis Magos, os guardas do castelo, o pastor, a lavadeira, a fiadeira e o almocreve.
Em cada ano, as figuras são colocadas noutros locais da vila medieval, atribuindo-lhes um sentido diferente.
Na quadra natalícia, todas as pessoas que visitarem Reguengos de Monsaraz poderão beneficiar da campanha nacional "Natal em Reguengos" que vai distribuir, através dos meios de comunicação social, cerca de 350 mil vouchers com descontos até 700 euros na aquisição de vinhos e azeites na cooperativa agrícola da cidade e nos alojamentos e restaurantes do concelho que aderiram à iniciativa.
Os vouchers podem ser utilizados a partir desta quinta-feira e até 5 de Abril de 2012.