A 1.ª edição da Meia Maratona de Gaia está agendada para o próximo domingo, ao longo da marginal. O evento vai criar condicionamentos ao trânsito, sendo composto por três provas: uma meia maratona de 21 quilómetros, uma mini de 10 km e uma caminhada solidária que irá reverter para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Corpo do artigo
Com o objetivo de proporcionar "uma organização de excelência, num dos percursos com melhor vista do país", este evento desportivo já estava pensado desde 2015, mas só agora será posto em prática.
No entanto, embora esteja já tudo alinhavado, é preciso perceber que há dificuldades associadas à estreia.
"O primeiro é sempre o mais difícil. Um dos grandes desafios é a aculturação da população ao evento, até porque as pessoas vão ficar com as ruas das suas casas cortadas durante cerca de cinco horas", partilha Paulo Costa, diretor geral da Global Sport, organizadora do evento.
De facto, um dos maiores constrangimentos causados pela prova é mesmo a forma como vai condicionar o trânsito da marginal de Gaia. Com arranque às 8 horas e conclusão prevista para as 13 horas, o evento tem um percurso que se estende entre o Cabedelo e S. Félix da Marinha.
As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas através do site oficial da Maratona de Gaia, mas já atingiram números muito interessantes, que dão boas perspetivas para o futuro. Por agora já há 3500 inscritos na prova de 21 quilómetros e 2000 na corrida de 10 quilómetros, tantos como na caminhada solidária.
Paulo Costa garante que nos seus 20 anos de experiência nunca viu " uma aderência assim", num evento que contará com vários atletas estrangeiros. Além disso, explicou ainda como vai funcionar a campanha de apoio à Liga Portuguesa Contra o Cancro.
"Uma parte de cada inscrição vai reverter para apoiar esta instituição. Quando vemos de perto o trabalho que se faz por lá, não há como não ajudar. Esperamos dar um contributo simpático, que seja, no mínimo, de 2000 euros", revelou o organizador.
Tudo pensado, até ao mais ínfimo pormenor
Nesta primeira edição não foi nada deixado ao acaso. O secretariado será realizado no WOW - World Of Wine, de modo a que os atletas possam usufruir de um "programa cultural dinâmico e envolvente, com performances, exposições e experiências imersivas, reforçando a ligação entre desporto, cultura e turismo".
Há ainda nomes sonantes associados à Meia Maratona de Gaia, que serão embaixadores do evento. Aurora Cunha, Carlos Monteiro ou Susana Feitor são alguns dos nomes de referência do atletismo nacional que vão ajudar a impulsionar esta primeira edição.