As primeiras 76 habitações sociais construídas no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Vila do Conde ficarão concluídas no Natal de 2024. A notícia foi dada, esta manhã, pelo presidente da Câmara, Vítor Costa, durante uma visita às obras.
Corpo do artigo
“Temos o compromisso de, daqui a um ano, estarmos aqui a fazer as inaugurações e vermos, certamente, a um ritmo excelente as restantes habições em construção”, afirmou o edil, explicando que ali, na rua das Freiras de Santa Clara, junto à Escola Profissional, ficarão 182 das 658 habitações que a autarquia se propõe construir.
“Estas parcerias deviam existir em todos os locais. Não é possível a administração pública por si gerir toda esta quantidade de dinheiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e dar resposta a tudo o que é social – saúde, educação, habitação. Para dar resposta, são precisas estas parcerias. A Câmara de Vila do Conde teve essa visão”, afirmou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, que está a construir estes primeiros 76 fogos e, no total, será parceira da autarquia na construção de 300 casas.
Naquele terreno, ficarão, nesta primeira fase, dois edifícios de rés-do-chão e dois andares, num investimento de quase 11 milhões de euros. A ideia é ter habitação de qualidade, acabando com o antigo estigma dos bairros sociais, pelo que o pólo terá painéis solares no topo dos edifícios e constituirá uma comunidade energética. O prazo de execução era de 18 meses. A ideia é ter tudo pronto em 14. Para já, o ritmo é “muito bom”.
Vítor Costa não tem dúvidas que estas 76 casas estarão entre as primeiras 26 mil habitações sociais a ficarem prontas no país, garantindo, assim, o financiamento a 100% através do PRR.
O edil congratula-se com a parceria feita com a Santa Casa, que, considera, permitiu agilizar o processo. Agora, explica, tem já mais 46 habitações sociais em fase de revisão do projeto. Serão em Touguinha e Vítor Costa espera ver a obra no terreno ainda no primeiro semestre de 2024. Paralelamente, a Câmara vai adquirir mais 90 casas na zona sul do concelho.
Vila do Conde tem 585 famílias a precisar de casa. Prevê construir, no âmbito da ELH, 658 casas, um investimento de 104 milhões de euros.