Um investidor privado quer construir uma residência universitária, na zona de Santa Tecla, em Braga, onde atualmente existe um edifício abandonado. Segundo o documento que vai ser analisado depois de amanhã, na reunião do Executivo camarário, o projeto prevê 170 quartos.
Corpo do artigo
O equipamento privado ficará localizado na Travessa Dr. Francisco Machado Owen, perto das residências universitárias públicas, que serão geridas pela Universidade do Minho.
"A concretização deste projeto permite resolver um problema urbanístico que se arrasta há muitos anos e, ao mesmo tempo, servir os estudantes, aumentando a oferta disponível ao nível da habitação e mitigando uma carência identificada na cidade", esclarece o Município de Braga.
Na mesma reunião, o Executivo vai, também, votar uma alteração ao contrato da empreitada de requalificação do bairro social de Santa Tecla, que fica próximo das residências universitárias.
Ao contrário do que estava previsto, a Autarquia já não quer demolir uma torre que iria dar espaço a uma praça. Em vez disso, o edifício será reabilitado para dar lugar a mais 30 apartamentos, na sequência do aumento da procura por habitações sociais.
"Esta é uma alteração motivada pelo interesse público e que não compromete a natureza global da requalificação deste bairro", justifica o Município, em comunicado.