O Centro de Interpretação Ambiental do Bio Ria foi utilizado pela primeira vez por um investigador a desenvolver trabalho científico na área de Salreu, anunciou hoje, sexta-feira, a Câmara Municipal de Estarreja.
Corpo do artigo
A autarquia considera a investigação de Luís Gordinho, estudante de doutoramento do CIBIO/Universidade do Porto e bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, "um marco importante", por ser a primeira do género no espaço BioRia.
Projecto piloto da autarquia estarrejense, o Bio Ria "visa a conversão da natureza e da biodiversidade, a recuperação e requalificação ambiental de zonas degradadas, assim como a sensibilização e educação ambiental", sendo um dos candidatos ao concurso nacional "7 Maravilhas Naturais de Portugal".
O projecto desenvolve-se no Baixo Vouga Lagunar, abrangendo sobretudo as freguesias de Canelas e Salreu, mas estendendo-se a todo o território concelhio. Para além de percursos ambientais na zona do Baixo Vouga Lagunar, o Bio Ria dispõe de um Centro de Interpretação Ambiental em Salreu.
Luís Gordinho iniciou em Fevereiro o trabalho de campo para a sua tese. O estudo, subordinado ao tema "Selecção divergente e isolamento reprodutor: um estudo empírico em escrevedeiras-dos-caniços", prolongar-se-á até Fevereiro de 2014.