O projeto para o antigo Matadouro de Campanhã, no Porto, prevê uma nova travessia na Via de Cintura Interna, VCI, e só deverá ficar pronto a meio do próximo mandato da Autarquia. O prometido Museu da Indústria e um novo edifício, Pólo de Desporto, são algumas das valências contempladas.
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A obra foi apresentada esta quinta-feira, em Milão, Itália, na 21.ª Trienal de Artes, Design e Arquitetura, e contou com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. Foi confirmado que o custo estimado ronda os 10 milhões de euros.
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O antigo Matadouro vai comportar uma Área de Empresas Criativas e Tecnológicas. O Museu da Indústria será um pólo central. Uma valência dedicada à Arte e Comunidade e outra denominada "Reserva de Arte Contemporânea" fazem parte do elenco. Esta última pretende dar resposta às necessidades dos colecionadores e artistas portuenses.
Uma Nave-multiusos e um Laboratório de Gastronomia também constam do projeto. Estúdios Média e Audiovisual, para acolher ideias nos domínios do cinema, rádio, televisão e música, assim como uma área destinada a Artes e Ofícios Tradicionais surgem, igualmente, em destaque.
Nas Artes e Ofícios serão disponibilizados locais de trabalho para encadernadores, estofadores, carpinteiros e outros artesãos.
O Pólo de Desporto, uma área coberta composta por um campo multiusos e instalações de apoio, faz parte das novidades. Residências Artísticas, com estúdios e residências para intérpretes nacionais e estrangeiros, preenchem a proposta da Autarquia para cativar atenções e contagiar de modo positivo a zona oriental da cidade.
O antigo Matadouro Industrial de Campanhã está implantado num terreno com 2900 metros quadrados, foi aprovado pela Câmara em 1910, entrou em pleno funcionamento em 1932 e está desativado há mais de duas décadas.
O projeto apresentado esta quinta-feira prevê uma ligação ao Metro para servir visitantes, trabalhadores e população residente na zona da Corujeira. Também está prevista a construção de um novo atravessamento pedonal entre a Via de Cintura Interna, VCI, e a linha de caminhos-de-ferro.
Para diminuir o impacto paisagístico do edificado será alargada a mancha verde, com a plantação de novas árvores e a criação de um pequeno bosque.
Mais pormenores sobre o projeto estão disponíveis no site da C.M. Porto.