O empresário de restauração em Sintra António Gonçalves começa a perder a esperança de voltar a ter outra embarcação de recreio, depois de o mar ter destruído por completo a que tinha, em Peniche.
Corpo do artigo
"O barco era o meu escape na folga semanal do restaurante e isto está tão mau que não sei se volto ao mar", afirmou à agência Lusa.
A sua embarcação, uma das seis danificadas pelo mar na marina de Peniche, ficou totalmente destruída, tendo em conta os estragos no motor, na instalação elétrica e no casco.
Em causa estão prejuízos "grandes" que avalia em 20 mil euros e que lhe retiram a esperança de conseguir voltar a ter um barco para a pesca desportiva nos tempos livres.
Ainda sem contabilizar os prejuízos, António Vitorino, outro dos lesados, espera que o seguro consiga cobrir os prejuízos para reparar a sua embarcação e voltar a lançá-la ao mar.
Caso não haja cobertura, "não há condições para a reparar", contou à Lusa.
Ao todo, ficaram danificadas seis embarcações, duas das quais com danos irreparáveis, segundo Manuel Chagas, vice-presidente do Clube Naval de Peniche, que explora a marina.
Esta terça-feira de manhã, meios da Proteção Civil e do Instituto de Socorros a Náufragos foram mobilizados para retirar do mar os barcos que tiveram estragos, cada um com prejuízos superiores a seis mil euros e que podem chegar aos 20 mil euros, estimou o dirigente.
O estado do mar levou, na noite de segunda-feira, o Clube Naval de Peniche a retirar do mar três embarcações em risco e a recuperar uma outra que se desamarrou e que estava à deriva dentro do porto de pesca, de modo a minimizar os prejuízos.
O mar danificou ainda a estrutura de acesso terrestre à marina e vários passadiços.
A Proteção Civil interditou o pontão da praia da Areia Sul aos pescadores desportivos, depois de uma derrocada na estrutura.
A barra do porto de pesca, que esteve encerrada na segunda-feira e durante a madrugada de hoje, foi reaberta às 09:00, informou à Lusa o comandante da Capitania de Peniche, Pedro Vinhas Silva.
Na Lourinhã, a Autoridade Marítima e a Proteção Civil interditaram o estacionamento sul da Praia da Areia Branca, mantendo encerrada a circulação de pessoas no passeio marítimo, adiantou o responsável.