Protesto contra ruído dos aviões juntou dezenas de pessoas no aeroporto de Lisboa

Cidadãos pedem o fim dos voos noturnos em Lisboa
Foto: Paulo Alexandrino
Dezenas de cidadãos, moradores em bairros da capital e vindos de concelhos vizinhos, concentraram-se, ao final da tarde desta quarta-feira, junto ao aeroporto Humberto Delgado para exigirem o fim dos voos noturnos e pedirem que a expansão da infraestrutura não avance.
Corpo do artigo
Com cartazes onde se lia "Este aeroporto está a matar-nos", "Não se consegue dormir" ou simplesmente "Quero abrir a janela", os participantes deixaram expressa a sua revolta contra os incómodos causados diariamente pelo ruído dos aviões a sobrevoar as suas casas.
A plataforma "Aeroporto fora, Lisboa melhora", que organizou a concentração de cidadãos, quis deixar expresso o protesto contra a "inação das autoridades" face ao ruído e à poluição "insuportáveis" causados pelo aeroporto de Lisboa.
O movimento cívico justificou o protesto face às "continuadas pressões para que a capacidade do Aeroporto Humberto Delgado seja aumentada", alertando que o aumento 38 para 45 movimentos por hora "parece avançar sem qualquer avaliação de impacte ambiental".

