Nas últimas eleições autárquicas, o PS retirou a Câmara Municipal do Barreiro da esfera comunista. A tarefa complica-se este ano, uma vez que Carlos Humberto, que liderou durante 12 anos a autarquia, volta a candidatar-se com a esperança de devolver à CDU um dos bastiões perdidos.
Corpo do artigo
O atual presidente, Frederico Rosa, recandidata-se pelo PS para melhorar o histórico resultado de 2017. É que os socialistas passaram de quase nove mil votos, em 2013, para quase 13 mil, em 2017. Se a tendência de crescimento se mantiver, podem mesmo atingir a maioria absoluta. Na vereação, são quatro os eleitos do PS, quatro da CDU e um do PSD.
Os sociais democratas voltam a apresentar Bruno Vitorino como cabeça de lista às eleições e esperam melhorar o resultado alcançado no ato eleitoral de 2017, elegendo mais um vereador. Quanto às candidaturas que não conseguiram lugar na vereação em 2017, o Bloco de Esquerda aposta em Daniel Bernardino, conhecido líder sindical no Parque Industrial da Autoeuropa, enquanto o CDS apresenta Hélder Leal Rodrigues. O PAN e PTP, que concorreram nas passadas eleições, ainda não apresentaram candidaturas e o Chega vai lançar Maria Trindade como candidata.