Corpo do artigo
O PSD nunca deu hipótese à concorrência e venceu as 12 eleições autárquicas realizadas até agora em Boticas. Em 2017, a lista liderada por Fernando Queiroga esmagou com um 5-0 em mandatos, depois de mais de 76% dos votantes terem depositado a confiança na lista que encabeçava. O PS teve quase 14% dos votos e a CDU cerca de 5%. O CDS-PP, tal como em 2013, não apresentou lista.
Fernando Queiroga persegue mais um resultado indiscutível no sufrágio deste ano. É, pela terceira vez consecutiva, candidato à presidência da Câmara pelos sociais-democratas.
O PS é, por norma, o principal concorrente do PSD, apesar de nas eleições de 2009 a CDU ter conseguido, por 25 votos de diferença, ficar à frente dos socialistas. Desde então, a coligação PCP-PEV tem vindo a perder expressão e em 2017 ficou abaixo das duas centenas de votos.
O desafio do PS volta a ser enorme nestas eleições, depois de há quatro anos ter perdido o único vereador, conquistado em 2013. De acordo com a Distrital de Vila Real, o candidato deverá ser anunciado em breve.
Além de Fernando Queiroga, concorre à Câmara Municipal de Boticas o independente Xavier Barreto, um engenheiro florestal com 45 anos, que é o cabeça de lista da candidatura "Juntos por Boticas".
José Miguel Fernandes, de 53 anos, agricultor de profissão, lidera a lista da CDU e Maria João Rodrigues, empresária de 56 anos, avança pelo Chega.