Rádio Valdevez apela à solidariedade após "destruição total" de centro emissor
O centro emissor da Rádio Valdevez, localizado na freguesia de Padroso em Arcos de Valdevez, ficou totalmente destruído depois de ter sido atingido por um raio de trovoada, na madrugada da passada sexta-feira.
Corpo do artigo
Os responsáveis da rádio pensaram que a falha do emissor teria sido causada apenas por uma falha de energia, mas quando chegaram ao local depararam-se com os equipamentos todos destruídos.
"Foi um cenário surreal o que vimos ao chegar ao alto da serra de Padroso", contou ao JN Jorge Quintas, um dos jornalistas e animadores da Rádio Valdevez. "Os prejuízos ascendem a várias dezenas de milhares de euros", garante José Rocha, vice-presidente da Rádio Valdevez, indicando que "só o emissor principal da rádio que explodiu dentro da cabine custa cerca de 25 mil euros". A rádio não tinha seguro para o centro emissor.
"Vamos apelar à solidariedade dos ouvintes e emigrantes e esperamos que a autarquia de Arcos de Valdevez também nos ajude porque esta rádio é um bem público", disse José Rocha, adiantando que a rádio já recebeu a indicação de ajuda para reconstruir a casa onde estava o centro emissor e os acessos na serra. A curto prazo, a Rádio Valdevez poderá recorrer a emissores emprestados de outras rádios locais que já demonstraram disponibilidade em ajudar.
Por causa deste incidente, a Rádio Valdevez está sem emissão regular em FM por tempo indeterminado através das suas duas frequências 96.4 Fm e 100.8 Fm, para o auditório em todo o Alto e Baixo Minho e sul da Galiza.