Um rapaz com 16 anos desapareceu na tarde desta sexta-feira, no rio Minho junto à ponte internacional que liga Goian, na Galiza, a Vila Nova de Cerveira, quando nadava acompanhado de um amigo com 24 anos.
Corpo do artigo
Segundo o Comandante da Capitania do Porto de Caminha, Gonzalez dos Paços, os jovens, ambos de nacionalidade espanhola, tentaram chegar, a nado a partir da margem espanhola, ao segundo pilar de travessia, e sentindo-se cansados tentaram regressar, mas já não conseguiram.
O mais velho foi resgatado com vida por uma embarcação de pesca que encontrava do lado espanhol e que respondeu aos gritos de socorro dos jovens, mas o mais novo acabou por desaparecer nas águas.
As buscas decorreram, em terra e no rio, coordenadas pelas autoridades espanholas, até cerca das 21.50 horas, com o apoio de uma equipa de cinco mergulhadores dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, mas foram infrutíferas. Deverão ser retomadas este sábado, ao amanhecer, novamente com equipas apeadas e no rio com mergulhadores.
Durante a tarde o dispositivo operacional de buscas integrou, do lado espanhol um helicóptero e dois botes da Marinha e ainda uma lancha da Proteção Civil. Meios portugueses estiveram envolvidos na operação um bote da Marinha com uma equipa da Polícia Marítima, e 17 homens com seis veículos das corporações de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira e Valença, e Municipais de Viana do Castelo.
De acordo com Gonzalez dos Paços, o jovem resgatado com vida escapou ileso, não tendo tido necessidade de receber assistência hospitalar. "Encontra-se bem e já está em casa", disse.