Mais de 500 voluntários recolheram, no passado fim-de-semana, cerca de 2,1 toneladas de resíduos nas praias e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende.
Corpo do artigo
A iniciativa, que acontece todos os anos, incidiu nas zonas ribeirinhas e ao longo da zona costeira do concelho, desde a Foz do Rio Neiva, em Antas, até à praia da Ramalha, em Apúlia, numa extensão de 9 quilómetros.
Os alunos, professores e responsáveis de várias escolas e instituições do concelho – Jardim de Infância de Cepães, da APPACDM, do Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria, da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, da Escola Básica António Correia de Oliveira e da Escola Secundária Henrique Medina – foram os primeiros a dar o exemplo. Depois, foi a vez de várias associações e anónimos de Esposende seguir o exemplo e a recolher os resíduos depositados nas margens dos rios e nas praias.
Além da limpeza, com esta ação pretende-se alertar a população para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos, reduzir o impacto dos plásticos descartáveis no ambiente marinho, contribuir para a preservação dos habitats abrangidos e fomentar o voluntariado ambiental junto da população.