Reconversão da antiga praça de touros de Viana concluída no segundo trimestre de 2023

Futura "Praça Viana" vai ter bancada com 230 lugares
Rui Manuel Fonseca/Global Imagens
A obra de reconversão da antiga praça de touros de Viana do Castelo deverá estar concluída no segundo trimestre de 2023.
Corpo do artigo
A informação foi avançada pelo presidente da câmara, Luís Nobre, depois de na última terça-feira ter sido aprovada em reunião do executivo uma verba de 76 mil euros, referente a "erros e omissões do caderno de encargos", apresentados pelo empreiteiro.
A antiga praça, desativada em 2009, vai ser transformada num equipamento desportivo e representou um investimento inicial de 3,7 milhões de euros. A obra começou em abril de 2021 com a demolição parcial da estrutura.
O projeto de reconversão, assinado pelo arquiteto Rui Cavaleiro, prevê a construção de um novo edifício, destinado à pratica desportiva, mantendo a traça e volumetria original, de forma a manter a memória da sua função anterior. A conclusão dos trabalhos, segundo a autarquia, será a tempo de acolher eventos relacionados com a Cidade Europeia do Desporto, que em 2023 decorrerá naquela cidade.
A futura "Praça Viana", assim se designará o equipamento, será entregue à gestão da Escola Desportiva de Viana (EDV), para apoio à sua atividade, que compreende diversas modalidades de competição.
Segundo o arquiteto Rui Cavaleiro, que redesenhou o antigo redondel, "cerca de 80%" do espaço será transformado em "área de jogo", e será criada um bancada fixa com 230 lugares.
A empreitada foi adjudicada à empresa Baltor.
Recorde-se que Viana do Castelo foi a primeira cidade anti-touradas do país, o que foi declarado em fevereiro de 2009, por proposta do então presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura (PS). A autarquia adquiriu o imóvel, na altura com cerca de 60 anos, para ali criar um centro de Ciência Viva.

