Com menos de 20 quilómetros a separá-los, vão nascer no distrito de Braga dois resorts milionários, um na cidade de Braga e outro em Vila Verde.
Corpo do artigo
O grupo empresarial bracarense CastroGroup e a RSOArchiteture, do empresário norte-americano Sean Huang, vão investir 75 milhões de euros na construção de uma estrutura luxuosa na Confeiteira, que inclui uma área comercial, um aquaparque, hotel com 450 quartos, parque temático de diversões e zonas desportivas e de lazer.
Na última reunião de Câmara de Vila Verde foi aprovado um PIP (pedido de informação prévia) apresentado pela Sociedade Agrícola da Quinta de Salgueirô, de Cabanelas, para a construção de um projeto de enoturismo, que conjuga a produção de vinho verde, um hotel rural com 60 unidades de alojamento, SPA e 24 moradias. Envolve ainda um espaço para eventos para 500 pessoas.
A Quinta de Salgueirô, que confina com o rio Cávado, foi vendida pelo ex-presidente da Câmara de Braga Mesquita Machado ao empresário Hernâni Antunes.
Segundo o projeto, estão já a ser reconvertidos 16 hectares de vinha - que até agora resultavam no vinho da marca Quinta de Salgueirô - no sentido de melhorar a sua qualidade. E prevê uma nova adega. No final do plano de negócios, serão criados 68 empregos.
Já o projeto em Braga, conforme o JN noticiou na edição de 19 de fevereiro, encontra-se em estudo na Divisão de Urbanismo da Câmara e será implantado em 33 hectares de terreno, na antiga pedreira da Confeiteira, à saída da cidade. "Serão criados mais de mil postos de trabalho em quatro anos. E arranca este ano", disse, ao JN, o arquiteto Ricardo Oliveira, da RSO.
O projetista salienta que o empreendimento será feito por fases e totalmente concretizado por capital privado, sem apoios públicos ou europeus. A primeira fase, as infraestruturas e a zona comercial, pode arrancar ainda este ano, logo após o licenciamento municipal. Os terrenos, da chamada Quinta da Torre e que pertenciam ao Millennium BCP, situam-se junto à antiga pedreira e do edifício da então adega cooperativa e foram comprados em dezembro. Confinam a norte com os reservatórios de água da cidade e estendem-se até próximo do seminário de Montariol. A iniciativa, afiança, "não colide com o Plano Diretor Municipal" (PDM) onde consta como zona de equipamento.
maior a sul de paris
Ricardo Oliveira adiantou que o aquaparque será "o maior a sul de Paris, com estrutura de dupla função: ao ar livre no verão, e numa enorme piscina coberta no resto do ano". A proposta de Delimitação de Unidade de Execução, nos termos do PDM, que já entrou no Urbanismo, terá Reconhecimento de Interesse Público Estratégico.
Pormenores
Centro comercial - Em 2008, um grupo de empresários comprou os terrenos da Quinta da Torre para nele instalar um centro comercial do grupo francês Bouigues. Que não foi aprovado, ficando a área nas mãos do BCP.
Condomínio fechado - O aldeamento da Quinta de Salgueirô terá caraterísticas de condomínio fechado, como sucede, por exemplo, na Quinta da Barca, em Esposende.
Maqueta de 3 metros - A sociedade promotora do projeto em Vila Verde apresentou uma maqueta com mais de três metros de extensão do projeto arquitetónico. O documento não quantifica o investimento previsto.