A circulação ferroviária no troço entre Alcácer do Sal e Grândola, onde ocorreu um descarrilamento de um comboio de mercadorias no dia 26 de Outubro, foi restabelecida ontem, domingo.
Corpo do artigo
Segundo um comunicado da REFER - Rede Ferroviária Nacional, "os trabalhos de reabilitação da infraestrutura ferroviária tiveram início após a remoção dos sete vagões descarrilados (...), todos carregados com dezenas de toneladas de carvão e que tinham como destino a Central Termoelétrica do Pego".
De acordo com a empresa, foi necessário proceder a uma intervenção na ponte metálica de Alcácer do Sal, particularmente sensível, bem como à reconstrução da via danificada numa extensão de cerca de quatro quilómetros.
A REFER esclarece ainda que foi necessário substituir integralmente cerca de 400 metros da via ferroviária.
Durante os trabalhos de reconstrução, a circulação de comboios foi efectuada através da nova variante de Alcácer, ainda em fase de construção mas já em condições de ser utilizada, embora com restrições de velocidade.
A variante entre Alcácer do Sal e Grândola, que funcionou como alternativa para assegurar a continuidade do tráfego ferroviário Norte-Sul e a ligação com o Porto de Sines, já foi de novo encerrada ao tráfego ferroviário, para a conclusão dos trabalhos.