Restaurantes da Póvoa de Varzim ganharam "ementas inclusivas" para pessoas com autismo
Desde quinta-feira que três restaurantes da Póvoa de Varzim passaram a ter "ementas inclusivas" para pessoas no espetro do autismo e outras com limitações na comunicação. O projeto é da +4490 - Associação para a Promoção da Inclusão e da Cultura (APIC).
Corpo do artigo
"Cientes da diversidade de públicos que a inclusão representa, a APIC apostou em ementas diferenciadoras e que fossem compreendidas por diferentes públicos com limitações ou dificuldades ao nível da comunicação", explica a associação em comunicado.
Com especial foco na perturbação do espetro do autismo, o projeto visou a criação de ementas com um design inclusivo que permita que pessoas com autismo "possam escolher com facilidade os pratos e componentes que querem numa refeição num restaurante". "Estas ementas promovem a autonomia nas escolhas da pessoa autista e facilitam também as saídas em família e a criação de momentos de lazer", tendo em conta que, "na maior parte destes momentos, acabam por ser os elementos da família a escolher a refeição e, não acertando na escolha, há, muitas vezes, rejeição dos alimentos e frustração na comunicação familiar", pode ler-se.
"Não sendo uma novidade no país nem no mundo, este conceito de ementas inclusivas da APIC distingue-se das demais pela realidade com que são apresentados os pratos, de forma atrativa e assemelhando-se o mais possível àquilo que se vê na mesa e na respetiva imagem", nota a associação, que contou com a colaboração da empresa Upa Upa Design, que apostou num "design que habilite a uma participação plena e efetiva de todas as pessoas que apresentem esta dificuldade de comunicação".
As ementas estão, desde o dia 24 de outubro, disponíveis nos restaurantes Zé das Letras, na Póvoa de Varzim, Alto Mar, em Aver-o-Mar, e Nossa Tasca, em Terroso.
A +4490 - Associação para a Promoção da Inclusão e da Cultura (APIC) é um projeto para todo o concelho da Póvoa de Varzim, que tem como missão trazer "um novo olhar sobre dois grandes temas estruturantes na sociedade atual: inclusão e cultura".