<p>O Barreiro Retail Planet começou ontem a nascer simbolicamente junto à Auto-Estrada do Sul e à estação de comboios de Coina, com o lançamento da primeira pedra. A abertura ao público acontecerá no próximo Outono.</p>
Corpo do artigo
"Este é um projecto que vai ajudar a transformar a região de Coina e de toda a Península de Setúbal", sublinhou ontem Carlos Humberto Carvalho, o presidente da Câmara do Barreiro, após o lançamento da primeira pedra do empreendimento no qual serão investidos 60 milhões de euros e que criará cerca de 1300 postos de trabalho.
O autarca, além de salientar a criação de riqueza e de emprego, elogiou o facto de o projecto "estar bem inserido na paisagem" e de ter em conta os aspectos ambientais, não só respeitando a lei como sendo o motor para a plantação de mais árvores e criação de zonas verdes.
O empreendimento que vai nascer no Barreiro, o primeiro do género no país, combina os formatos de centro comercial e retail park. O conceito foi criado pela empresa britânica Milligan e vai ser concretizado na cidade através de uma parceria com a francesa Eiffage, que ocupa o oitavo lugar na lista das maiores empresas de construção europeias.
"Mais do que um espaço comercial, o Barreiro Retail Planet será também um espaço cultural", sublinhou a arquitecta Margarida Caldeira, da empresa Broadway Malyan, destacando que as quatro âncoras do empreendimento - Jumbo, Decathlon, AKI e Rádio Popular - se encontram em posições estratégicas. Cabe à Jones Lang LaSalle a comercialização do projecto.
Com uma área bruta de 35 mil metros quadrados, o espaço terá também uma zona verde, onde predominarão as espécies autóctones. Estão previstos 1750 lugares de estacionamento, 40 restaurantes e espaços comerciais. Ao nível dos materiais, foram privilegiados o vidro, a madeira, a pedra e o metal, revelou ainda a arquitecta, durante a apresentação do projecto.
Fraser Denton, director-geral da Milligan de Espanha, mostrou-se bastante optimista com a viabilidade do empreendimento e afirmou ter sido determinante para a sua localização os bons acessos existentes.
O Barreiro Retail Planet ficará localizado a cerca de 30 quilómetros, a sul de Lisboa, ao longo da A2, com acesso pela Estrada Nacional 10. Ficará ainda paredes-meias com a estação de comboios de Coina da Fertagus, que opera a linha ferroviária entre Setúbal e Lisboa, pela ponte 25 de Abril.
Dentro de dois anos está prevista a conclusão do IC32, que melhorará ainda mais as acessibilidades. "Entendemos que há aqui uma oportunidade para algo especial", resumiu Fraser Denton.
Jorge Rodrigues, director de Projectos da Eiffage, partilhou da mesma opinião, acreditando que "o empreendimento vai ser um sucesso".
A Eiffage foi responsável, por exemplo, pelo centro comercial Foz Plaza, na Figueira da Foz, e está a construir também o Parque Ribatejo, em Alverca, que deverá estar pronto em 2012.