É na próxima segunda-feira que arranca aquela que promete ser uma das maiores intervenções nos arruamentos do centro de Gondomar, que vai permitir, entre outras coisas, voltar a haver trânsito nos dois sentidos em frente ao edifício da Câmara. A intervenção era para já ter começado na segunda-feira, mas o empreiteiro pediu para adiar o início da obra por uma semana.
Corpo do artigo
Tendo em conta que a intervenção envolverá a requalificação da Rua 25 de abril, da Rua 5 de outubro, da Praça do Município e da Rua Novais da Cunha, ou seja, todo o eixo desde a conhecida "curva do roleta" até ao Largo do Souto, em S. Cosme, a obra - para não causar ainda mais transtornos - vai desenvolver-se por fases.
Assim, na próxima segunda-feira, tem início a empreitada entre a Via Direcional e a Praça do Município, dotando a artéria com dois sentidos de circulação. Até agora (e por conta do sentido proibido que se vê na imagem), o trânsito acabava por desaguar nas traseiras da Câmara. Situação que vai acabar.
Neste primeiro troço intervencionado (que custará 453 mil euros + IVA) está também prevista a construção de uma nova rotunda (junto às futuras instalações da PSP), que ligará a Rua Novais da Cunha à Rotunda do Centro Ciclista, através de uma nova via.
Menos estacionamento
Numa segunda fase, segue-se a requalificação da Rua 25 de abril, junto aos bombeiros (orçada em 267 mil euros + IVA) e, numa terceira, a intervenção chega à Rua 5 de outubro (390 mil euros + IVA).
"Para o final do verão", de acordo com o presidente da Câmara, Marco Martins, já deverá estar implementada a circulação nos dois sentidos em frente aos Paços do Concelho. Sendo certo que para isso acontecer, e atendendo ao estreitamento da via, o estacionamento naquela zona será eliminado.
De resto, por conta de "alterações pontuais", como o alargamento dos passeios em algumas ruas deste eixo, o estacionamento será reduzido em cerca de 40%.