Autarca de Aveiro, que deixa este mês a liderança da Comunidade Intermunicipal, fez anúncio na apresentação do congresso regional
Corpo do artigo
O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, não se vai candidatar a qualquer município nas eleições autárquicas de 2025. A garantia foi deixada esta sexta-feira, durante a apresentação do Congresso da Região de Aveiro. Ribau Esteves, que está a meio do sétimo mandato como presidente de câmara (primeiro em Ílhavo e depois em Aveiro), já havia anunciado a saída da presidência da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), algo que acontecerá no próximo dia 23, no Conselho Intermunicipal em Ovar, altura em que passa o testemunho ao edil da Murtosa, Joaquim Batista.
Ribau Esteves esteve cerca de 22 anos na liderança da comunidade que agrega os municípios da região de Aveiro e defendeu que, apesar de ser “importante a estabilidade das presidências”, esse valor não pode ser “ eternizado”.
O Congresso da Região de Aveiro, que decorre de 15 a 24 deste mês nos 11 concelhos que compõem a CIRA (Aveiro, Águeda, Anadia, Albergaria, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos), servirá para mostrar projetos em curso e a estratégia para o futuro.
Dia 16 será apresentado o projeto do Sistema de Defesa Primário do Baixo Vouga Lagunar, que “tem concurso público em desenvolvimento” e deverá ser financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural, explicou Ribau Esteves. No mesmo dia tem lugar uma visita às obras das infraestruturas hidráulicas do Rio Novo do Príncipe, que arrancaram em maio após 40 anos de espera. “Passamos um calvário longo, mas chegamos ao momento da execução”, disse hoje Ribau Esteves, explicando que se está a fazer “o desvio do rio Vouga para se construir no meio do leito uma ponte-açude que vai ser da maior importância para a regulação” do rio e limitar as cheias que decorrem das marés altas da ria de Aveiro.
Outro ponto alto será a apresentação dos novos projetos que a CIRA vai candidatar a fundos comunitários. Na sessão, dia 18, em Albergaria, estarão presentes o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, e a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.