Pedro Roque é o cabeça de lista do PS à Assembleia Municipal e Sérgio Freitas Silva é o número dois na candidatura à Câmara Municipal.
Corpo do artigo
O Partido Socialista apresentou, este sábado, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), os nomes que vão integrar a lista com que vai concorrer à Câmara e à Assembleia Municipal (AM), nas próximas eleições autárquicas, marcadas para 18 de outubro. O PS apresenta três mulheres - Gabriela Nunes, Helena Chaves e Zara Pontes - nos cinco primeiros lugares da lista à Câmara. Ricardo Costa insiste na ideia de um metro de superfície, à revelia do que tem sido o trabalho do atual executivo socialista, que tem lutado para pôr no terreno o metrobus, e promete construir mais de mil casas, enquanto neste mandato não foi feita nenhuma.
Contrariando a imagem que a coligação PSD/CDS tem procurado passar, de desunião entre o candidato do PS, Ricardo Costa, e o atual presidente da Câmara, Domingos Bragança, os dois entraram no CCVF de braço dado. Domingos Bragança foi mesmo anunciado como mandatário da campanha. Ricardo Costa procurou associar-se ao legado do presidente cessante e dar uma ideia de continuidade: “Ninguém duvida do quanto Guimarães cresceu e cresce ao afirmar-se a nível internacional através do desporto, da cultura, da indústria ou dos exemplos de sustentabilidade ambiental”
Todavia, num vídeo de apresentação da candidatura, lá estavam os 16 quilómetros de metro de superfície, uma solução completamente diferente daquela pela qual Domingos Bragança pugnou nos últimos anos - o metrobus. O candidato socialista promete 1100 casas a preços acessíveis e a renovação completa do parque escolar, até 2029, e ainda dois novos parques industriais, um na zona norte outro no sul do concelho, e um acesso à autoestrada a partir da vila de Ponte.
Os seis primeiros nomes da lista com que o PS concorre à Câmara são: Sérgio Freitas Silva, professor universitário; Gabriela Nunes, psicóloga; Flávio Freitas, assessor do presidente da Câmara e presidente de junta; Helena Chaves, diretora do Centro de Emprego do Médio Ave; e Zara Pontes, licenciada em Educação. O cabeça de lista à AM é o advogado Pedro Roque que é, atualmente, secretário da Mesa da Assembleia e que, se for eleito, irá para o oitavo mandato.